Um pouco de Blocos econômicos

Category: By /niltinhow.
São países que tem como objetivo se integrar economicamente e/ou socialmente, sendo classificados em quatro tipos distintos:
- Áreas ou zonas de livre comércio
Libera a circulação de mercadorias, serviços com a queda gradativa dos impostos.
ex.: Alca
- Uniões Aduaneiras
Zera os impostos sobre os produtos e cria a tarifa externa comum (TEC) para fortalecer a economia intra-bloco.
ex.: Mercosul
- Mercados Comuns
Permite a livre circulação de pessoas como se fosse um país unificado. Só é possível quando não há grandes diferenças socio-econômicas.
ex.: União Européia (unibloco)
- Uniões monetárias
Criação de uma moeda única
ex.: Euro (União Européia)
- União Politica
Unificação da constituição
exército, parlamento, governo, etc.
nenhum bloco, atingiu esse estado.
Estão relacionados às etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos.
O capitalismo tinha como principal a interdependência econômica e a politiaca entre elas serviam como base para seu funcionamento. A idéia de blocos vinheram depois da Segunda Guerra Mundial, por conta da fragilidade européia em concorrer com os EUA. As "sementes" dos blocos foram Benelux(Belgica, Holanda e Luxemburgo) e Ceca(Comunidade Européia do Carvão e do Aço), aí em 1987 surgiu o mercado Comum Europeu(Atualmente União Européia), depois o NAFTA(Acordo de livre comércio da América do Norte), o Mercosul (Mercado Comum do Sul), Apec (Cooperação Economica da Ásia e do Pacífico), entre outros.
Primórdios do Bloco Europeu
O diplomata francês Jean Monnet elaborou as bases do plano Schumann, ele convenceu os líderes franceses à adotá-lo e dirigiu a comissão europeia nos seus primeiros anos. A ideia do plano Shumann, liderado por Jean Monnet e Robert Schumann era de formar uma "amizade" entre as industrias que pudesse compartilhar de recursos enérgeticos e dos mercados europeus harmoniosamente, pra depois "alterar" os países, criando uma grande zona de livre concorrência com a queda gradual das tarifas alfandegárias e do protecionismo intraeuropeu, que assim promove a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e mão-de-obra entre as fronteiras politicas, além de preparar a futura integração e união politica da Europa. A partir daí o mercado comum foi baseado em duas experiências anteriores, o Benelux e o Ceca, em que o primeiro foi criado em 1944, formado para ajudar os países a superar a crise da guerra, e que se tornou permanente em 1948, Já o segundo foi formado para "cartelizar" as reservas de carvão e o mercado do aço europeu, ou seja, o segundo foi formado para criar um "atrativo" entre as nações para tal comércio, ge rando concorrência. Após tudo isso, o MCE foi a fusão entre essas duas propostas e a inclusão de seus países membros em comunidade econômica, que abrangia a Fr ança, Itália, Alemanha Ocidental, Belgica, Holand e Luxemburgo.
 

0 comments so far.

Something to say?