Continuação - Blocos Econômicos

Category: By /niltinhow.
Blocos Econômicos
- NAFTA - MERCOSUL - U.E. - ASEAN - APEC
E pra dá uma lembrada do que são os "blocos econômicos".
-
São parcerias formadas entre países com o objetivo de facilitar as transações comerciais, por meio de incentivos fiscais e de redução d etarifas alfandegárias(impostos), servindo para aproximar e stimular a relação entre esses países, havendo um crescimento mútuo.
Agora ja dá para passar apara o entendimento do que são as parcerias do
- NAFTA - MERCOSUL - U.E. - ASEAN - APEC
NAFTA
Acordo de Livre Comércio da América do Norte
Formado pelo México, Canadá e EUA, que começou por norte-americanos e can adenses que assinaram o tratado de livre comércio em 198, ao qual os mexicanos se integram em 1992. A aprovação do NAFTA, em 1993 veio para se maneter estável o intenso comércio regional já existente na América do Norte e para enfrentar a concorrência representada pela União Européia. Passando para o ano de 1994, entrou em vigor o prazo de 15 aos para acabar com as barreiras alfandegárias entre os três países (EUA, Canadá e México). Dessa história toda, o resultado mais importante é que até hoje a ajuda financeira dos EUA ao México durante a crise cambial de 1994 teve grande repercursão na econômia global.
MERCOSUL
Mercado Comum do Sul
Bem, o MERCOSUL, foi criado em 1991, formado por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina, que são países sul-americanos que adotavam medidas políticas que se integravam a econômica e impostos(aduaneira). Daí o Mercosul se originou dos acordos feitos pelo Brasil com Ar gntina na década de 1980. Que depois em 1990 passou a rec eber o Paraguai e Urugai tornando a integração mais abrangente. Passados 5 anos, instala-s uma Zona de Livre Comércio. Então, cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países membtros pode ser comercializadas internamente sem a cobrança de tarifas de importação, mas como nem tudo é perfeito, alguns setores ainda se mantinham com suas tarifas, que deverão ser reduzidas gradualmente. Além de não havr tarifas internas, o Mercosul conjuga a união aduaneira com a padronização das tarifas internas para determinados itens. Ou seja: Os áises membros estão comprometidos em estabelecer a mesma aliquota de importação para determinados produtos;

Os países-membros totalizam uma população de 206 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares. A sede do MERCOSUL se alterna entre as capitais desses países. Segundo cláusula de 1996 só integram o MERCOSUL nações com instituições políticas democráticas. Chile e Bolívia são membros associados, assinando tratado para a formação de zona de livre comércio, mas não entram na união aduaneira.



Falta terminar.

 

0 comments so far.

Something to say?